O Preço do Evangelho- Atos 20:24

28 Ago 2023

O Preço do Evangelho- Atos 20:24

  • Em Artigos
  • (361) Visualizações

 Por volta de 30-31 dC: Jesus já havia morrido e Paulo no ímpeto de dar fim aqueles que se diziam cristãos consegue autorização para ir a Damasco acabar eles.     Porém, no caminho, Paulo tem um encontro com Jesus. Deixou de perseguir os cristãos e passou a estar do lado deles. Mas a que preço???


·      Em Damasco: impulsionado pelo 1º amor do evangelho começa a pregar, mas não é bem aceito a ponto de ter que fugir da cidade através de um cesto.


 


·     Em Jerusalém: Ainda empolgado com a nova revelação sobre Cristo vai a Jerusalém para conhecer os demais discípulos de Jesus, e chegando lá também não foi bem recebido por sua nova família de fé.


 


·   Volta para Tarso: sua cidade natal, o super apóstolo Paulo permanece por quase 13 anos recluso em sua cidade após sua conversão. Ele só retoma quando Barnabé vai busca-lo para iniciar a 1ª viagem missionária.


Ele ficou um bom tempo no “banco de reserva” na sua cidade em Tarso, isso nos ensina que os processos de Deus na vida de um líder geralmente não são tão rápidos assim. O amadurecimento precisa acontecer! Os processos no reino de Deus acontecem de acordo com o calendário Divino e não pela nossa agenda.


·         Por volta de 47-48 dC: Inicia a 1ª Viagem Missionária:  Paulo, Barnabé e João Marcos. E Deus inicia através deles uma nova estratégia de implantação de igrejas. Mas no meio da viagem João Marcos abandona eles deixando Paulo muito frustrado. Em algumas cidades houveram milagres mas em outras não foram nem recebidos. Em Listra foram confundidos com deuses pagãos: Zeus e Hermes e logo depois Paulo foi APEDREJADO até ser dado como morto. Mas não morreu, se levantou e continuou sua investida na pregação do evangelho.


 


·         Por volta de 49 dC: Ocorre a 2ª Viagem Missionária, agora de Paulo com Silas. Nessa viagem eles tentam ir para Ásia mas são impedidos por 2 vezes pelo Espírito Santo. Até que Paulo sonha que deveria a Macêdônia e ajudar lá.


·         Chegando na Macedônia (cidade de Felipos): Agora sim, cumprindo a vontade de Deus estavam na cidade certa a evangelizar e... São PRESOS! Mas a prisão não frustra esses homens de Deus. Eles começaram a cantar e houve um grande terremoto a ponto das cadeias se abrirem. O carcereiro vendo isso ia se matar pois achou que eles haviam fugido. Mas não!! Os dois pregaram ao carcereiro e salvaram toda a sua casa.


 


 


·         Em 52 dC: Parte para 3ª Viagem Missionária: Paulo apaixonado pela obra missionária volta a algumas igrejas  para reforçar os ensinos. Visita a Galácia e fica em Éfeso por 3 anos.


 


Paulo recebe uma profecia que seria preso pelos gentios. E a resposta a isso foi: “Minha vida não vale coisa alguma para mim, a menos que eu a use para completar minha carreira, e a missão que me foi confiada por Jesus: Dar testemunhos das Boas novas da graça de Deus” Atos 20:24


 


Ele não se importava em ser preso, ou até morrer, a única coisa que importava era pregar o evangelho a todas as pessoas. Essa é uma grande lição para nós: Quantas vezes diante de situações quase que insignificantes abandonamos nossa missão deixamos de cumprir nosso chamado achando que é pesado demais. Paulo estava decidido ir até o fim sem se importar com o que iria lhe acontecer. Para Paulo cumprir a sua missão era mais importante que a sua própria vida.


 


·         Em Jerusalém: Não deu outra, conforme profetizado Paulo é preso, pede para ser julgado por Cesar e seu pedido é atendido. Então ele parte em uma viagem para Roma.


·         Em alto mar: Indo para Roma de barco Paulo fica deriva por dias a ponto dos marinheiros acharem que não teriam mais chances de voltar, porem Paulo permanecia convicto que todos se salvariam.  Depois veio uma grande tempestade e sofreram um naufrágio, e eles sobreviveram ao naufrágio.


·         Ilha de Malta: Depois disso tudo chegaram a Ilha de Malta e agora sim parece que Paulo estaria a salvo. Porém ali ele é picado por uma serpente.


Nada disso o impediu de pregar o evangelho, chegando em Roma para ser julgado por César, continua a proclamação do evangelho por toda a Guarda pretoriana, enquanto escrevia algumas das suas cartas que lemos até hoje.


 


·         Paulo é preso novamente, mas agora numa masmorra e sob martírio, escreve a 2ª carta a Timóteo em tom de despedida dizendo:  Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé, a coroa da justiça me está guardada.2 Tim 4:7-8


 


·         Por volta de 67 dC após o incêndio em Roma, que recaiu sobre os cristãos, Paulo foi decapitado mas até o fim permaneceu fiel ao seu chamado.


 


Esse foi o preço de Paulo. Qual é mesmo o preço que você tem pago? Quais as prisões, naufrágios, apedrejamentos que tens enfrentado que te levam a desistir?


Por bem menos desistimos de nossa missão, de nossa fé e de lutar pela família. Que possamos aprender com Paulo o que é pagar o preço e não desistir!


 


Deus abençoes, Pra Raquel Cordazzo Bartz

Enviar Comentário

Enviar Comentário

Últimos Artigos

Culto de Celebração - Aniversário do Pr. Luis 21/04/2024

22/04/2024
Detalhes

Batismo: 24/03/2024 - Fotos

25/03/2024
Detalhes

Festa das Células 2023

04/12/2023
Detalhes

Batismo 27 de Agosto de 2023-Fotos

29/08/2023
Detalhes

ACAMPAdentro -Retiro TEEN- 17 a 19 fev/23

29/08/2023
Detalhes

Facebook